Assistentes Odontológicos: por que eles são o melhor investimento que você pode fazer?

“Todos os dias, um dentista torna-se um profissional incapacitado de maneira temporária ou permanente.”

Muitos dentistas deixam de aumentar seus rendimentos por causa das dores que sentem e que os força a cancelar consultas e fazer uma pausa na sua rotina laboral. A prevenção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho é uma questão de ergonomia – que é a ciência de adaptação do local de trabalho ao trabalhador.

Os dentistas correm alto risco de perturbações músculo-esqueléticas, devido à natureza das suas funções. Na verdade,  a saúde dos profissionais da saúde bucal é a mais ameaçada quanto a dores musculares do que as outras profissões. Isto, sem falar na possibilidade de contaminar-se com doenças transmissíveis.

Dentistas também passam pelo risco de desenvolver a famigerada síndrome do túnel do carpo. Esta condição ocorre quando os movimentos e/ou posições repetitivas danificam os tecidos musculares, causando uma inflamação que coloca pressão sobre o nervo mediano, que passa por um canal estreito localizado na altura do punho chamado túnel do carpo. Esta condição provoca um formigamento doloroso, dormência e perda de força de preensão.

As mulheres são mais propensas a desenvolver a síndrome do túnel do carpo do que os homens, em parte devido a alterações hormonais que podem causar retenção de líquido, o que é um fator agravante. As mulheres tendem a queixar-se de dores na parte superior do corpo, enquanto os homens sofrem na região lombar.

Qual é a melhor soldentistry-4-handução?

A solução chama-se “odontologia a quatro mãos” (vídeo abaixo). Com esta definição nos referimos à técnica pela qual um auxiliar odontológico ou higienista dental trabalham com o dentista o tempo todo.

Este método foi criado para acelerar o processo e reduzir a fadiga para os pacientes e os profissionais da odontologia. A redução do tempo de qualquer procedimento odontológico, muitas vezes, pode melhorar a qualidade do trabalho. É por isso que os “auxiliares de odontologia são muito importantes para a sua prática.”

Odontologia a quatro mãos.dentistry-4-hand-2

Os auxiliares odontológicos criam um ambiente mais eficicnte para o cirurgião-dentista dentista, eliminando movimentos desnecessários, diminuindo torções e movimentos do tronco, e reduzindo posturas desequilibradas. Durante os tratamentos e cirurgias bucais, os instrumentos devem estar prontamente disponíveis para o dentista, retornando para o assisnetne. Desta forma, a 4 mãos, os procedimentos são realizados de maneira mais eficiente.

Odontologia a quatro mãos não só aumenta a produtividade e eficiência, mas também reduz o estresse e a tensão física ao evitar a adoção de posturas incômodas e distanciamento do campo operatório.

Odontologia quatro mãos baseia-se num conjunto de princípios que definem as condições sob as quais a eficiência pode ser alcançada. Os princípios dessa estratégia são:

Planejamento do tratamento do paciente com antecedência e em uma seqüência lógica.

Os instrumentos e equipamentos utilizados possuem tecnologia ergonômica.

Planejar e dispor  previamente os instrumentos a serem utilizados no tratamento na bandeja.

Todas os instrumentos, equipamentos e materiais para o tratamento do paciente devem estar na sala de operações antes que a equipe se posicione para trabalhar, e devem ser de fácil acesso para o assistente.

O dentista, o assistente e o paciente devem estar confortavelmente sentados em uma posição equilibrada.

Deve ser praticada economia dos movimentos.

Instrumentos e materiais devem ser entregues e recolhidos pelo assistente, sem que o dentista tenha que mudar seu ponto focal, distrair-se ou incomodar-se.

Ferramentas e materiais devem ser alcançada somente através da zona de transferência.

O cirurgião-dentista deverá trabalhar com assistentes odontológicos legalmente qualificados, com base nas diretrizes e leis que regulamentam tais serviços especializados.

Apresentamos a seguir um vídeo muito interessante que mostra a troca dos instrumentos de odontologia a quatro mãos. Confira!

Agradecemos a http://www.dynamicdentistry.co.uk pelas imagens e vídeo.

Compartilhe esse artigo com seus colegas e deixe-nos um “Curtir” no Facebook / OdontoArea 😉

Faz um comentário